Domingo de Pentecostes
Solenidade
Missa do Dia
ANTÍFONA DE ENTRADA
O Espírito do Senhor encheu a terra inteira; Ele, que abrange o universo, conhece toda a palavra. Aleluia.
Ou
O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que habita em nós. Aleluia.
Diz-se o Glória.
ORAÇÃO COLECTA
Deus do universo, que no mistério do Pentecostes santificais a Igreja dispersa entre todos os povos e nações, derramai sobre a terra os dons do Espírito Santo, de modo que também hoje se renovem nos corações dos fiéis os prodígios realizados nos primórdios da pregação do Evangelho. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
Diz-se o Credo.
ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Concedei-nos, Senhor nosso Deus, que o Espírito Santo, segundo a promessa do vosso Filho, nos revele plenamente o mistério deste sacrifício e nos faça conhecer toda a verdade. Por Nosso Senhor.
PREFÁCIO: O mistério do Pentecostes
V. O Senhor esteja convosco.
R. Ele está no meio de nós.
V. Corações ao alto.
R. O nosso coração está em Deus.
V. Dêmos graças ao Senhor nosso Deus.
R. É nosso dever, é nossa salvação.
Senhor, Pai santo, Deus eterno e omnipotente, é verdadeiramente nosso dever, é nossa salvação dar-Vos graças, sempre e em toda a parte.
Hoje manifestastes a plenitude do mistério pascal e sobre os filhos de adopção, unidos em comunhão admirável ao vosso Filho Unigénito, derramastes o Espírito Santo, que no princípio da Igreja nascente revelou o conhecimento de Deus a todos os povos da terra e uniu a diversidade das línguas na profissão duma só fé.
Por isso, na plenitude da alegria pascal, exultam os homens por toda a terra e com os Anjos e os Santos proclamam a vossa glória, cantando numa só voz:
Santo, Santo, Santo...
Nas Orações Eucarísticas II e III fazem-se as comemorações próprias.
ANTÍFONA DA COMUNHÃO
Todos ficaram cheios do Espírito Santo e proclamavam as maravilhas de Deus. Aleluia.
ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Senhor nosso Deus, que concedeis com abundância à vossa Igreja os dons sagrados, conservai nela a graça que lhe destes, para que floresça sempre em nós o dom do Espírito Santo, e o alimento espiritual que recebemos nos faça progredir no caminho da salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
Na despedida do povo, o diácono ou o próprio sacerdote diz:
Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Aleluia. Aleluia.
O povo responde:
Graças a Deus. Aleluia. Aleluia.
Terminado o Tempo Pascal, convém colocar o círio pascal no baptistério, para que, durante a celebração dos baptismos, nele se acendam as velas dos baptizados.