.

Epifania do Senhor
Solenidade


Onde a Epifania não é dia santo de guarda, celebra-se esta solenidade no domingo que ocorre entre o dia 2 e 8 de Janeiro.

ANTÍFONA DE ENTRADA
Eis que vem o Senhor soberano. A realeza, o poder e o império estão nas suas mãos.

Diz-se o Glória.

ORAÇÃO COLECTA
Senhor Deus omnipotente, que neste dia revelastes o vosso Filho Unigénito aos gentios guiados por uma estrela, a nós que já Vos conhecemos pela fé levai-nos a contemplar face a face a vossa glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Diz-se o Credo.

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Olhai com bondade, Senhor, para os dons da vossa Igreja, que não Vos oferece ouro, incenso e mirra, mas Aquele que por estes dons é manifestado, imolado e oferecido em alimento, Jesus Cristo, vosso Filho, Nosso Senhor. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Prefácio da Epifania

Nas Orações Eucarísticas II e III faz-se a comemoração própria.

ANTÍFONA DA COMUNHÃO
Vimos a sua estrela no Oriente e viemos com presentes adorar o Senhor.

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Iluminai-nos, Senhor, sempre e em toda a parte com a vossa luz celeste, para que possamos contemplar com olhar puro e receber de coração sincero o mistério em que por vossa graça participámos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Onde a solenidade da Epifania é transferida para o domingo seguinte, quando ela ocorre no dia 7 ou 8 de Janeiro, a festa do Baptismo do Senhor é transferida para a segunda-feira imediatamente a seguir. Neste caso, faz-se apenas uma leitura antes do Evangelho.