.

Oitava do Natal do Senhor
Santa Maria, Mãe de Deus
Solenidade


ANTÍFONA DE ENTRADA
Salvé, Santa Mãe, que destes à luz o Rei do céu e da terra.

Ou

Hoje sobre nós resplandece uma luz: nasceu o Senhor. O seu nome será admirável, Deus forte, Pai da eternidade, Príncipe da paz. E o seu reino não terá fim.

Diz-se o Glória.

ORAÇÃO COLECTA
Senhor nosso Deus, que, pela virgindade fecunda de Maria Santíssima, destes aos homens a salvação eterna, fazei-nos sentir a intercessão daquela que nos trouxe o Autor da vida, Jesus Cristo, vosso filho. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Diz-se o Credo.

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Senhor nosso Deus, que dais origem a todos os bens e os levais à sua plenitude, nós vos pedimos, nesta solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus: Assim como celebramos festivamente as primícias da vossa graça, tenhamos também a alegria de receber os seus frutos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Prefácio de Nossa Senhora I [na maternidade]

Nas Orações Eucarísticas II e III faz-se a comemoração própria do Natal.

ANTÍFONA DA COMUNHÃO
Jesus Cristo, ontem e hoje e por toda a eternidade.

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Senhor nosso Deus, recebemos com alegria os vossos sacramentos nesta solenidade em que proclamamos a Virgem Santa Maria, Mãe do vosso Filho e Mãe da Igreja: fazei que esta comunhão nos ajude a crescer para a vida eterna. Por Nosso Senhor.